VIII Festival de Folguedos de São Miguel da Baixa Grande

No último sábado, dia 11, São Miguel da Baixa Grande – PI foi palco de um grande show de coreografia e beleza das quadrilhas que se apresentaram no VIII Festival de Folguedos. Um dos eventos mais importantes do Calendário Cultura do município. A festa foi preparada com muita organização pela equipe da Secretaria de Assistência Social.

Durante toda noite, quatro quadrilhas fizeram a festa. As quadrilhas de São Miguel da Baixa Grande, Beneditinos, Santo Antônio dos Milagres e Lagoa do Piauí, mostraram a beleza das comemorações juninas, trazendo ao público temas envolventes emocionantes.

Período em que o município, recebe visitantes de vários lugares, principalmente das cidades de Barro Duro, Passagem Franca, Prata do Piauí, São Felix e Santa Cruz.

As equipes de quadrilha arrecadam recursos, preparam o figurino e ensaiam meses para que as apresentações superem as de anos anteriores. Barracas com comidas típicas e danças fazem parte do Festival, que faz a alegria dos visitantes e habitantes.

O arraiá tem como objetivo estimular e valorizar a cultura popular e a prática de dança de quadrilhas na região, o evento foi realizado no centro esportivo da cidade, localizado ao lago do Mercado Público.

Essa é uma promoção da Prefeitura Municipal de São Miguel da Baixa Grande, através da administração do prefeito Afonso Damásio e Secretaria Municipal de Assistência Social, com a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Hilma Damásio.

Na oportunidade não houve distinção de idade para se apresentar no  VIII Festival de Folguedos de São Miguel da Baixa Grande – PI, pois o evento era aberto para grupos de várias idades. Sendo exigido somente como regra principal que os grupos tivessem no mínimo oito   pares e no máximo vinte.  Os itens avaliados foram aqueles que preservam e apresentam temas da cultura Junina considerando:

QUADRILHA: Coreografia, evolução, harmonia, animação, originalidade e musicalidade, observando a criatividade dos passos do início ao fim.

CARACTERIZAÇÃO: traje típico Junino, sendo julgados o exagero e a escassez.

MARCADOR: Liderança, animação, desenvoltura e figurino.

CONJUNTO: animação, organização, evolução dos passos, harmonia, entrada e saída do arraial.

Vale salientar que cada grupo apresentou obrigatoriamente pelo menos 06 passos tradicionais. A premiação foi para 1º, 2º e 3° colocado.

“Ter realizado este evento vem ao encontro da intenção da administração municipal, que é preservar e incentivar as atividades culturais que fazem parte da história do município e a dança de quadrilhas é uma dessas atividades”, disse o prefeito Afonso Damásio.

Abaixa Algumas quadrilhas que participaram do  VIII Festival de Folguedos de São Miguel da Baixa Grande – PI.

Caipiras Lumiar (São Miguel da Baixa Grande);

Pinga Fogo (Santo Antônio dos Milagres – PI);

Mexeu Mexeu (Lagoa do Piauí);

Furacão Junino (Beneditinos);

Lembrando que a abertura do arraiá foi com as jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Veículos, com o resgaste de uma cultura antiga, a dança do “CARIMBO”.