Ação social é realizada na zona rural de São Miguel da Baixa Grande

A Secretaria de Assistência Social de São Miguel da Baixa Grande do Piauí promoveu, na última quarta-feira (17), a Ação e Integração Social na Zona Rural.

O evento foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada na comunidade Cabral, que dista 18 km da zona urbana da cidade.

Na oportunidade foram realizadas cadastro para Bolsa Família. Além de vacinação, palestras educativas, corte de cabelo e distribuição de brindes.

Com a Ação e Integração Social na Zona Rural, a Secretaria Municipal de Assistência Social pretende atender os moradores das áreas mais afastadas do Centro da Cidade.

Na Ação e Integração Social realizada na comunidade Cabral, mais 200 pessoas entre homens, mulheres, idosos e crianças foram atendidas.

A Secretaria de Assistência Social em parceira com as secretarias de Educação, Saúde e Conselho Tutelar, realizou uma ação social na comunidade Cabral. Durante toda a manhã, uma cabeleireira contratada, cuidou da parte estética, e uma equipe de enfermeiros realizava ações de prevenção.

Na oportunidade esteve representando o prefeito da cidade o vice-prefeito, José da Cruz Luz, o Zé Melancia. Quem também esteve durante o dia de ação social, foi a presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Domingas Rosa de Moura Teixeira, a Dudu, a secretária de educação, Amenaíde Sá, a secretária de saúde, Maria do Amparo, o secretário de finanças Orlando e demais autoridades locais.

Lembrando que todo o Projeto de Ação e integração Social na Zona Rural foi elaborado por toda equipe de assistência Social, que conta com a gestão da Secretária Municipal de assistência Social, Ilma Damásio.

Por ser um município com uma zona rural muito extensa, muitos moradores de algumas localidades demora ir aos centros urbanos, em busca de atendimento medico e social, daí a importância da Ação e Integração Social na Zona Rural. – explicou a Secretária Municipal de Assistência Social, Ilma Damásio.

A localidade Cabral foi a primeira a receber o serviço, mas, segundo a secretária de Assistência Social,Ilma Damásio, a intenção é estender o atendimento a outras localidades para que ações sejam adotadas com a população mais carente. “Essa é a primeira de muitas ações que ainda pretendemos realizar no município. Queremos cuidar do povo com carinho e atenção”, afirmou a secretária.

Os serviços realizados foram de cabeleireiro na parte estética e com auxilio de enfermeiros aplicação de vacinas contra gripe em idosos e crianças, palestras de prevenção ginecológicas e verificação da pressão arterial. Seu Antônio Silva, de 44 anos, que reside há 24 anos na comunidade Cabral aprovou a ideia.

“O cabelo ficou muito bonito, eu gostei muito do tratamento. Já faz muito tempo que eu não me cuido assim. É bom ter enfermeiras aqui também para a gente poder tira algumas duvidas sobre higiene e saúde da mulher”, disse Taís de 17 anos.

Durante o dia de Ação e Integração Social na Zona Rural, a Secretaria de Assistência Social, levou muita alegria e descontração para centenas de crianças, filhas de agricultores que moram na comunidade Cabral zona rural do município. O trabalho de ação social fez a alegria de centenas de crianças.

Todas as crianças são de famílias carentes e pela primeira vez tiveram a oportunidade de desfrutar de um atendimento social diferente.

Ilma Damásio, Secretária Municipal de Assistência Social, disse que ainda não tinha organizado um evento tão gratificante em sua comunidade. “A gente vê a alegria das crianças e dos pais”.

“É um dia especial para todos nós. O que aconteceu aqui foi uma coisa que a gente não costumava ter em outras administrações”, finaliza Ilma Damásio.