ADOLESCÊNCIA é considerada um dos períodos mais complicados da formação humana, principalmente quando relacionamos a sexualidade, dos 15 anos aos 16 anos. A estrutura da sexualidade de uma pessoa já se estabeleceu, de tal modo que a vida do adulto já está inteiramente comprometida nesses anos que, frequentemente, são poucos valorizados.
Geralmente é nessa fase que várias decisões importantes são formadas, principalmente no que diz respeito ao futuro – Ex: Que faculdade fazer? Com que idade começar a namorar? O que espera do futuro? E, principalmente quando iniciar a sua vida sexual. Na realidade quando se olha para o futuro, os adolescentes alimentam grande projeto de felicidade, e infelizmente muitos desses projetos e planos se perdem ao ocorrer uma gravidez (tanto para os meninos como para as meninas).
Geralmente, a gravidez na adolescência é dos principais problemas de saúde pública no Brasil, ficando a jovem e seu filho, vulneráveis a riscos físicos, psicológicos e sociais.
Dois pontos da vida são ímpares e marcantes nesse processo, a adolescência e a gravidez. Quando elas se apresentam no mesmo indivíduo, podem causar diversos transtornos e consequências, em função do processo do amadurecimento de um e do desenvolvimento do outro.
Nos últimos anos, a incidência de gravidez na adolescência vem aumentando significativamente. No Brasil, em 2004, foram registrados mais de três milhões de nascimentos dos quais 21,9% correspondiam a mães com idade entre 10 e 19 anos(5).
Diante do panorama apresentado, a Prefeitura de São Miguel da Baixa Grande através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na Comunidade Cabral, localizada na zona rural do município grande evento de conscientização dos adolescentes sobre os primeiros cuidados com a vida sexual e a gravides na adolescência.