A cidade dista 151 km da capital Teresina. É nesta terra que se encontra a Gruta Milagrosa Cabeça Chata, onde populares e romeiros a firmam terem seus pedidos realizados.
Segundo a lenda dois romeiros morreram no local, passando sede e fome, foi quando um dia, outro romeiro banhou nas águas da gruta e pediu que aqueles que morram ali, intercedesse junto a Deus e atendesse seu pedido, dias se passaram e o pedido foi realizado, então, populares passaram a visitar o lugar.
No inverno o lajeiro de pedras fica tomando de Água formando no local uma gruta de águas cristalinas, onde romeiros deixam seus pedidos e preces.
Que esteve visitando o lugar foi o Secretário de Comunicação de São Miguel da Baixa Grande, Misael Lima, acompanhado da Secretária da Educação. O objetivo da visita é realizar um projeto de incentivo ao ecoturismo da cidade.
“São Miguel da Baixa Grande possui muitos lugres bonitos, ainda inexplorados pelo homem, locais de mata virgem, que guardam as mais belas paisagens, tentar fazer destas paisagens exuberantes, fonte de renda e emprega ao município, não será uma tarefa difícil. Basta incentivar o ecoturismo na região” disse o Secretário Municipal de Comunicação, Misael Lima.
Lembrando que a Gruta da Cabeça Chata é utilizada para rituais de cura, de agradecimento e de pedidos. Próximo ao local foi construído uma pequena capela sobre a cova dos romeiros que ali morreram, que são considerados guardiães da Gruta.