São Miguel da Baixa Grande participa de capacitação em saneamento realizada pela Assema e Funasa

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) realizaram em Teresina Piauí do dia 25 ao dia 29 agosto de 2014, oficina de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico.

A capacitação é destinada aos técnicos e gestores municipais de saneamento, além de prefeitos, secretários, integrantes de movimentos socioambientais interessados em desenvolver qualificações do setor.

É o caso de Francisco Bispo Chagas, o Bispo, chefe do departamento do Sistema de Abastecimento D’ água e esgoto – SAAE de São Miguel da Baixo Grande Piauí. Ele participou oficina de política e plano municipal de saneamento básico e vai aplicar o que aprendeu durante os cinco dias de atividade na gestão de um projeto de abastecimento de água e esgotamento sanitário.   “Estávamos numa fase de fechamento do nosso projeto, mas faltavam alguns detalhes que não conseguíamos resolver. Depois da oficina, ficou mais claro o que estava faltando e brevemente terminaremos a elaboração, sendo o projeto encaminhado a Câmara Municipal para ser a aprovação pelos vereadores”, conta Francisco Bispo das Chagas.

De acordo com Bispo, o projeto prevê a universalização do abastecimento de água em todo o município, assim como a cobertura total da rede de esgoto local. “Hoje temos 97% de toda a cidade com água. Com o projeto aprovado, pretendemos atingir os 100% de abastecimento de água, além de iniciar projetos de esgotamento sanitário”, afirma Francisco Bispo.

Capacitação – A oficina faz parte de uma parceria constituída em 2011 entre Assemae e Funasa, que resultou em quatro convênios de capacitação gerencial: Estruturação e Implementação de Consórcio Públicos de Saneamento, Gestão Econômico-financeira, Redução de Perdas em Sistemas, e Política e Plano Municipal de Saneamento Básico.

Em dois anos de parceria, foram realizadas 72 capacitações, sendo que 17 para Estruturação e Implementação de Consórcio Públicos de Saneamento, 43 para oficinas de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, seis de Gestão Econômico-financeira e seis de Redução de Perdas em Sistemas. Houve inscrições de mais de 6.500 técnicos e gestores de 1.223 municípios de todo o Brasil, sendo que 2.938 foram certificados ao final de cada atividade.

Próximos cursos:

8 a 12 de setembro, em Governador Valadares (MG) – Oficina de Política e Plano Municipais de Saneamento Básico;

22 a 26 de setembro, em Marabá (PA) – Oficina de Política e Plano Municipais de Saneamento Básico;

13 a 17 de outubro, em Cascaval (PR) – Oficina de Política e Plano Municipais de Saneamento Básico.