Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza atividades culturais em São Migue da Baixa Grande

Cada uma das situações de fragilidade enfrentadas pelos cidadãos deve receber um tipo de atenção diferenciada, de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, as potencialidades das famílias devem ser ponto de partida para a organização dos serviços de proteção básica de assistência social, que estimulam a participação social.Em razão disso, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencias que institui, na Proteção Básica, quatro serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Eles são organizados por faixa etária e têm como objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida.

Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos organizam-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), sendo a ele articulados. Previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Em São Miguel da Baixa Grande estes serviços são ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sempre supervisionados por uma equipe de profissionais capacitados para atender as demandas específicas de cada faixa etária.

Tendo como ponto de partida esta premissa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a equipe do CRAS realizou no mês de julho de 2015, grande numero de atividades culturais e folclóricas envolvendo as crianças e jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São Miguel da Baixa Grande.

Atividades como a apresentação de reisado local, além de brincadeiras com as crianças envolvendo o lúdico. Com os jovens, atividades voltadas para o exercício do raciocínio lógico como o jogo de damas. Também foram realizadas atividades esportivas, como o jogo com vassouras e futebol de salão.

Durante as aplicações culturais foi trabalhado o incentivo educativo voltado para campanha contra as drogas. Realizado com as crianças e jovens, palestras que falam sobre essa problemática e mostrando a importância da conscientização sobre o assunto, com a construção de uma bandeira antidrogas.

serviço de convivencia (1) serviço de convivencia (2) serviço de convivencia (3) serviço de convivencia (4) serviço de convivencia (5) serviço de convivencia (6) serviço de convivencia (7) serviço de convivencia (8) serviço de convivencia (9) serviço de convivencia (10) serviço de convivencia (11) serviço de convivencia (12) serviço de convivencia (13) serviço de convivencia (14) serviço de convivencia (15) serviço de convivencia (16) serviço de convivencia (17) serviço de convivencia (18) serviço de convivencia (19) serviço de convivencia (20) serviço de convivencia (21) serviço de convivencia (22) serviço de convivencia (23) serviço de convivencia (24) serviço de convivencia (25) serviço de convivencia (26) serviço de convivencia (27) serviço de convivencia (28) serviço de convivencia (29) serviço de convivencia (30)