VII Festival de Folguedos de São Miguel da Baixa Grande

Dia 13, a acidade foi palco de um grande show de coreografia e beleza das quadrilhas que se apresentaram no  VII Festival de Folguedos de São Miguel da Baixa Grande – PI. Um dos eventos mais importantes do Calendário Cultura da Cidade. A festa foi preparada com muita organização.

Durante toda noite, 3 quadrilhas fizeram a festa. As quadrilhas de São Miguel da Baixa Grande, Santa Cruz dos Milagres e Miguel Alves, mostraram a beleza das comemorações juninas, trazendo para o público temas envolventes emocionantes.

Este é um período em que o município, recebe visitantes de vários lugares, principalmente das cidades de Barro Duro, Passagem Franca, Prata do Piauí, São Felix e Santa Cruz.

As equipes de quadrilha arrecadam recursos, preparam o figurino e ensaiam meses para que as apresentações superem as de anos anteriores. Barracas com comidas típicas e danças fazem parte do Festival, que faz a alegria dos visitantes e habitantes.

O arraia tem como objetivo estimular e valorizar a cultura popular e a prática de dança de quadrilhas na região, o evento foi realizado no centro esportivo da cidade, localizado ao lago do Mercado Público.

Essa é uma promoção da Prefeitura Municipal de São Miguel da Baixa Grande, através da administração do prefeito Afonso Damásio.

Na oportunidade não houve distinção de idade para se apresentar no  VII Festival de Folguedos de São Miguel da Baixa Grande – PI, pois o evento era aberto para grupos de várias idades. Sendo exigido somente como regra principal que os grupos tivessem no mínimo oito   pares e no máximo vinte.  Os itens avaliados foram aqueles que preservam e apresentam temas da cultura Junina considerando:

QUADRILHA: Coreografia, evolução, harmonia, animação, originalidade e musicalidade, observando a criatividade dos passos do início ao fim.

CARACTERIZAÇÃO: traje típico Junino, sendo julgados o exagero e a escassez.

MARCADOR: Liderança, animação, desenvoltura e figurino.

CONJUNTO: animação, organização, evolução dos passos, harmonia, entrada e saída do arraial.

Vale salientar que cada grupo apresentou obrigatoriamente pelo menos 06 passos tradicionais. A premiação foi para 1º e 2º colocado.

“Ter realizado este evento vem ao encontro da intenção da administração municipal, que é preservar e incentivar as atividades culturais que fazem parte da história do município e a dança de quadrilhas é uma dessas atividades”, disse o prefeito Afonso Damásio.

Abaixa Algumas quadrilhas que participaram do  VII Festival de Folguedos de São Miguel da Baixa Grande – PI.

Caipiras.com (São Miguel da Baixa Grande).

Estrala do Sertão (Santa Cruz dos Milagres).

Meche Mais (Miguel Alves).

Lembrando que a abertura do arraial contou com o resgaste de uma cultura antiga, a dança do “CARIMBO”.