Entrega de bicicletas a estudantes de São Miguel da Baixa Grande

Com a entrega de 30 bicicletas aos estudantes da rede municipal de ensino de São Miguel da Baixa Grande, nessa quinta-feira (17), o governador Wilson Martins alcançou a marca de 15.919 bicicletas entregues. No entanto, o programa Pedala Piauí ainda beneficiará mais 55 mil crianças nos próximos meses. O investimento total é de R$24 milhões.

“Fico muito feliz em retornar a esta escola, que inauguramos não faz muito tempo, e ver que ela está bem conservada e que em breve terá condições de ofertar aulas na modalidade de ensino integral. Estamos construindo uma transformação na educação do Piauí e, por isso, temos levado investimentos nesta área para todas as regiões. A entrega das bicicletas vai facilitar o deslocamento dos alunos de casa para a escola, além de ser um presente para aqueles jovens, que como eu, sonhavam em ter uma bicicleta dessas”, relata Wilson Martins.

Para o secretário de Educação, Átila Lira, a entrega de ônibus e bicicletas garantem aos alunos da rede pública de ensino um transporte de qualidade, além de incentivá-los a permanecer na escola e participar das atividades oferecidas. “Queremos melhorar a situação dos estudantes de todo o Estado e isso passa por várias ações que temos executado nos últimos anos, a exemplo do fortalecimento do ensino integral, do ensino técnico e do ensino a distância, com a inserção de novas tecnologias para fazer chegar conhecimento nas cidades mais distantes”, ressalta.

Antônio Diego, que cursa o 1º ano do ensino médio na Unidade Escolar Ritinha Rosa de Moura, em São Miguel da Baixa Grande, foi um dos contemplados com a bicicleta do Pedala Piauí. Até então, o jovem tinha que caminha aproximadamente dois quilômetros para chegar até o ponto onde o ônibus escolar recebe os alunos da região. “Vou fazer um bom uso dela, pois vai facilitar demais a minha vida, não só para ir à escola, mas também para outros locais aqui na cidade”, explica.

Além dos 184 ônibus já entregues, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), vai entregar mais 40 veículos aos municípios até o final deste ano. No entanto, outros 100 ônibus foram adquiridos em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), bem como mais 10 mil bicicletas.

Na oportunidade, o governador Wilson Martins, solicitou ao prefeito Afonso Damásio, um terreno para construção de um ginásio poliesportivo e se prontificou em arcar com parte do valor necessário par adesão de um terreno para realização da referida obra.