Prefeito Afonso Damásio participa de reunião com prefeitos do Vale do Sambito

Foi realizada ontem (07), grande reunião do Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Sambito.

O evento foi realizado na comunidade Mesa de Pedra, dividida pelo rio, a localidade pertence a dois municípios, Aroazes e Valença do Piauí. Lembrado, a cidade de Aroazes foi o município que recepcionou o conselho.

O Vale do Sambito é uma região onde existem 15 prefeitos, destes municípios seis prefeitos estavam presentes a reunião do conselho, dentre eles, os Prefeitos das Cidades de Inhuma Dr. Moura, Aroazes Tomé Portela, São Miguel da Baixo Grande, Afonso Damásio, Barra d´Alcântara Antônio Rodrigues dos Santos Filho, Santa Cruz dos Milagres Neto Minervino, Prata do Piauí Antônio Parambu, o Vice-Prefeito de Ipiranga, Elvis Ramos, representando o Prefeito Dr. Zé Maria e demais autoridades politicas da região.

Na pauta dessa reunião estava a prestação de contas do Conselho do Vale do Sambito de 2013, as discussões sobre a Saúde no Vale do Sambito com as ações que foram definidas na última reunião do Conselho realizada no Município de Inhuma, Pronatec Campo e Planejamento para o ano de 2014, haviam outras pautas mais pelo não comparecimento dos responsáveis tiveram que ser adiadas para outro encontro.

Terminado o debate sobre saúde o Secretário Municipal de Saúde de Barra d´Alcântara Wellington Bispo leu o documento assinado pelos Prefeitos presentes na última reunião realizada no município de Inhuma onde foram discutidas as ações para melhoria dos municípios que fazem parte da região do Vale do Sambito.

Os problemas relacionados à saúde chamaram a atenção dos Prefeitos presentes nesta reunião levaram a novas discussões que tomaram a parte da manhã no encontro da “Mesa de Pedra”.

Na parte da tarde foi discutido sobre os cursos do Pronatec Campo como e quais serão os cursos oferecidos, foi colocado em ata o projeto de construção da nova Secretaria Municipal de Agricultura e o Centro de Treinamento de Agricultura Familiar de Ipiranga que irá abranger alojamentos e auditório para 100 pessoas.

Em Ipiranga a principio os cursos oferecidos serão de agricultor orgânico e educação ambiental e agricultura familiar.

Ainda na parte da tarde aconteceu uma homenagem às mulheres que sempre estão presentes e ajudam os projetos acontecerem, o próprio Conselho é dirigido por uma mulher Lidiane Vieira e nenhuma mulher presente nessa reunião ficou sem ser homenageada com flores, pelos prefeitos e vereadores presentes.

(*) com informações de Izaías Pontes.